quarta-feira, 3 de abril de 2019

Verbo Transitivo Direto





Vamos falar sobre Verbo Transitivo Direto!?



O verbo transitivo direto (VTD) como o nome bem sugere, é um verbo que faz a passagem da ideia expressa (de forma direta), para o seu complemento sem a exigência de preposição.

Exemplo:

Bianca comprou livros.


No exemplo acima, o verbo "comprou" seleciona o complemento "livros".  Para que isso pudesse ocorrer, não houve a necessidade de preposição. Entendemos, portanto, que houve um contato direto entre o verbo e seu complemento é direto, por isso, o verbo é classificado como transitivo direto.

 Aí, vocês, estão se perguntando o que é ou quando ocorre o Verbo Transitivo Direto (VTD)?? Vamos fazer referência a seguinte situação: Imagine que vocês, meus caros, saíram dirigindo com seu carro estrada a fora, mas, na estrada, no caminho a ser percorrido não houve nenhum tipo de impedimento que pudesse fazê-lo parar, tampouco, precisou fazer alguma troca de pneu, alí, no seu percurso na estrada seu caminho estava livre,  sem mediação alguma, direto. VTD ocorre quando não há  necessidade de preposição entre o verbo e seu complemento.